A TuSimple usa camiões Navistar e aplica-lhes a sua tecnologia de condução autónoma assente em nove câmaras e um par de sensores LIDAR. A startup despertou o interesse da UPS, que avançou com a aquisição de uma posição minoritária e, desde maio, as duas empresas têm estado a colaborar no transporte de mercadorias nos EUA através destes camiões que dispensam condutor. A TuSimple conta com o apoio tecnológico da Nvidia e da chinesa Sina.
Os camiões usados neste teste contam com um condutor a bordo, que pode intervir em caso de emergência e um engenheiro que está a monitorizar o sistema em permanência durante a viagem. A TuSimple refere que um dos objetivos do programa é ajudar a UPS «a entender melhor os requisitos para se ter camiões com autonomia de Nível 4 na sua rede». O Nível 4, lembra o The Verge, diz respeito a veículos completamente autónomos dentro de áreas geográficas limitadas.
Este não é o único projeto futurista em que a UPS está envolvida. A empresa de distribuição e logística tem estado a testar serviços de entrega por drones e tem uma rede de camiões elétricos a operar um pouco por todo o mundo.
Recorde-se que há várias empresas e startups focadas na condução autónoma em camiões, como a Kodiak, a Einride, a Waymo e a Daimler.
Os termos do negócio entre a UPS e a TuSimple não foram revelados.