A Spotify está a ponderar aumentar o preço do pacote familiar em 13% na Escandinávia. A empresa sueca não confirmou oficialmente os planos, mas fontes próximas confirmaram à Bloomberg que o objetivo é aumentar o preço, sem oferecer mais nada de novo em troca. A empresa pretende aferir se os utilizadores estão dispostos a pagar mais pelos serviços.
O plano pode passar por aumentos apenas para os clientes europeus, onde o Spotify é o serviço dominante para streaming de música. Nos EUA, por exemplo, a competição com os rivais Apple Music, YouTube Music, Pandora ou Amazon Music é mais feroz, pelo que os preços aí devem manter-se estáveis. A Spotify é conhecida por fazer vários testes, alguns dos quais muito rápidos e que já não existem, outros que ainda estão a decorrer.
O serviço de streaming Spotify tem estado a receber críticas por parte das editoras e artistas, devido à quebra de receitas, apesar de ter o maior número de subscritores em todo o mundo. Desconhece-se se a Apple e a Google conseguem manter o negócio com pouco lucro, ou mesmo com perdas, algo que a Spotify assume ter feito já há anos, mas que se revela como uma estratégia arriscada para o longo prazo.