O lucro da Samsung caiu 56% no segundo trimestre quando comparado com igual período do ano passado. A gigante asiática apresentou 6,6 biliões de won de saldo positivo, o equivalente a cinco mil milhões de euros, o que não apaga a forte quebra no desempenho da empresa. Já no primeiro trimestre do ano os lucros da empresa tinham recuado de forma significativa, registando uma quebra de 60%.
De acordo com a Samsung, as divisões de processadores e smartphones são os principais responsáveis pelo deslize. No caso da unidade de semicondutores, as receitas baixaram 76% em comparação com o segundo trimestre de 2018.
«A debilidade e o declínio de preço no mercado dos chips de memória persistiram enquanto os efeitos dos trimestres passados de ajustamento de inventário dos clientes de grandes centros de dados continuaram, apesar da recuperação limitada na procura», justifica a Samsung em comunicado.
Em contrapartida, as receitas geradas pela divisão de smartphones da Samsung recuaram 42% entre abril e junho, devido a uma quebra de procura nos modelos topo de gama. A Samsung antecipa que a procura pelos smartphones da marca continue «fraca» devido às «crescentes incertezas sobre a economia e comércio globais».
Ao todo, a Samsung faturou 56,13 biliões de wons no segundo trimestre, o equivalente a 42,77 mil milhões de euros.