Um funcionário da polícia de Riviera Beach abriu um anexo que vinha num email malicioso e foi a porta de entrada para a injeção de ransomware na rede de serviços públicos da cidade. Há semanas que os hackers controlam os sistemas e roubaram os dados encriptados dos organismos públicos. Além de trancar o acesso a estes ficheiros, os piratas conseguiram mandar a rede de email da cidade abaixo, impediram os pagamentos por transferência bancária e obrigaram a que fornecedores e funcionários fossem pagos por cheques e fizeram com que as chamadas de emergência médica, para o 911, tivessem de ser geridas manualmente, explica o Engadget.
Os especialistas de cibersegurança recomendaram que as autoridades pagassem o resgate de 600 mil dólares, mesmo que não haja a garantia de que os hackers cumprirão a sua parte do acordo. Os responsáveis políticos anunciaram agora que irão fazer o pagamento, exigido em bitcoin. As autoridades de Riviera Beach anunciaram ainda um plano de 941 mil dólares para substituir computadores e outro hardware que tenha caído nas mãos dos hackers.
Neste caso, a cidade está a concordar em pagar, mas multiplicam-se os casos de ataques de grande escala nos EUA e nem sempre os hackers recebem o resgate pedido. O caso mais sonante terá sido o de Baltimore, onde as autoridades recusaram pagar 67 mil dólares e acabaram com um custo superior a 18 milhões de dólares.