O documento apresentado pelo senador John Liu detalha que sejam multados todos os peões que «estejam a usar qualquer dispositivo portátil», enquanto atravessam a estrada. O termo “usar” é lato o suficiente para incluir envio de mensagens, jogos mobile, estar a navegar na net, enviar emails e muito mais. O texto prevê ainda um regime de exceção para os meios de primeio socorro ou pessoas que estejam a tentar contactar hospitais, bombeiros ou a polícia.
O senador explicou ainda que a proposta de lei não visa ilibar os condutores das suas responsabilidades, mas que tenta colocar também algum peso e consciência nos peões e nos seus comportamentos.
A proposta não é bem aceite por todos os setores, com Marco Conner, diretor executivo da Transportation Alternatives, a criticar o facto de que Liu não apresentou dados que mostrem que os peões são os responsáveis pelos seus ferimentos ou mortes por atravessarem estradas a olhar para o telemóvel. Para Conner, o aumento de fatalidades nestas circunstâncias deve-se aos condutores. O diretor propõe que a solução passe também por limitar a velocidade e o número de veículos em circulação.
Ainda não há qualquer indicação de quando é que esta lei poderá entrar em vigor.