Margrethe Vestager, Comissária da Concorrência da União Europeia, afirmou esta segunda-feira que a Europa deve ter um papel mais ativo na taxação de grandes empresas digitais. Em Bruxelas tem-se discutido a implementação do “imposto GAFA” (cujo nome se forma a partir das iniciais da Google, Apple, Facebook e Amazon), para assegurar que os gigantes tecnológicos pagam um valor justo em impostos na Europa.
«Será um problema, num mundo cada vez mais digitalizado, se não arranjarmos forma de aumentar os impostos (digitais)», afirma a Comissária a uma rádio francesa e citada pela Reuters. «Na melhor das hipóteses seria arranjada uma solução global, mas tem de se começar por algum lado e a Europa tem de tomar a liderança», sublinha.
A Assembleia Nacional de França começou já a discutir a aprovação dos seus próprios “impostos GAFA”, sendo que poderão vir a aplicar uma taxa de 3% em publicidade online e noutras fontes de receita das empresas tecnológicas com rendimentos anuais superiores a 750 milhões de euros.