A Sony introduziu a função de patrulha no seu cão robótico, o Aibo. Embora não defenda uma casa como um cão de guarda, o Aibo consegue ser programado para fazer reconhecimento facial de 10 pessoas da sua lista de conhecimentos. Por um preço de 2900 dólares (aproximadamente 2553 euros), este cão robótico é também capaz de alertar para o estado de arrumação das divisões da sua casa.
O seu lançamento data do final do anterior milénio, em 1999, tendo conseguido vender 150 mil unidades, durante os seus sete anos no mercado. Em 2018 regressou com uma série de novas caracterísitcas, sendo agora capaz de executar um vasto leque de movimentos e gestos.
Foram-lhe instalados uns olhos OLED com um sistema de câmaras capaz de mapear as diferentes divisões da casa, sem que vá contra objetos e os derrube. Os seus sensores espaciais, são capazes de detetar zonas altas que possam representar perigo para o Aibo e ainda partes da casa onde possa ficar preso.
A grande novidade é introdução de um softwware de inteligência artificial no Aibo, que lhe permite adaptar o seu comportamento ao longo do tempo, de forma a responder melhor aos comandos do seu dono.