A Apple submeteu um documento de 292 páginas para registar a patente de tecnologia para criar um ambiente de Realidade Aumentada. O documento foi apresentado em agosto do ano passado, mas só agora foi publicado pelas autoridades dos EUA. O texto descreve a possibilidade de se usar um headset que imerge o utilizador num ambiente de Realidade Aumentada. As imagens são processadas por um computador e sobrepostas sobre o mundo real, com a interação a acontecer através de uma superfície sensível ao toque.
De acordo com fontes ouvidas pela Cnet, a Apple prepara-se para lançar o headset de RA algures no próximo ano, embora a empresa liderada por Tim Cook não tenha comentado oficialmente o tema. Recorde-se que a Microsoft apresentou o HoloLens 2 esta semana, um aparelho de 3500 dólares que a empresa espera que seja usado por empresas que lidem com esquemas, plantas, radiografias ou outros cenários em que usar teclado, rato e ecrã não funcione muito bem.
Por outro lado, também a Magic Leap lançou um headset de 2300 dólares para developers e com a versão para consumidores prometida para breve. Este aparelho liga-se a um computador através de um cabo e a interação é feita através de um comando remoto chamado Control. A Apple, ao que tudo indica, está a seguir esta abordagem de ter algum aparelho, seja um computador ou um iPhone, a potenciar as imagens de Realidade Aumentada, através de uma ligação sem fios.