O portal de privacidade que a Apple estreou para os utilizadores europeus permite-nos ter acesso a toda a informação associada a cada Apple ID. Desta forma, é possível descarregar dados como atividade na App Store, iTunes Store, iBooks Store e Apple Music, atividade nas lojas online e físicas da Apple, incidentes reportados via AppleCare e outros dados como os favoritos, calendário, alertas, fotos e outros documentos da iCloud. A disponibilização deste portal visa ajudar a Apple a cumprir o Regulamento Geral de Proteção de Dados que entra em vigor na Europa a 25 de maio.
Através desta plataforma é possível corrigir dados, desativar temporariamente a conta ou apagar toda a informação. Contudo, a suspensão da conta implica que o utilizador deixa de poder usar serviços como o iMessage, o FaceTime ou a iCloud, explica o The Verge.
A marca da “maçã” informa que a compilação de dados pode demorar até uma semana a ficar concluída, depois do pedido original do utilizaodr e que os ficheiros são apagados em duas semanas. O utilizador pode escolher até o máximo de 25 GB de informação e a Apple compromete-se a dividir os dados em ficheiros em 1GB, 2GB, 5GB, 10GB ou 25GB.
O portal vai depois chegar a utilizadores de todo o planeta.