A nova constelação de satélites vai ser uma adaptação dos que estão a ser construídos para a OneWeb. A ideia é que estes pequenos satélites enviem vídeos da Terra vista do espaço em tempo real e o projeto está a ser lançado pela startup EarthNow. «A EarthNow é ambiciosa e sem precedentes, mas o nosso objetivo é simples: queremos ligar-vos visualmente à Terra, em tempo real», explica o CEO Russell Hannigan.
Apesar de não terem sido revelados os montantes investidos, sabe-se que o projeto conta com o apoio de Bill Gates, da SoftBank e da Airbus. Esta última vai avançar ainda com o modelo do satélite a ser usado, que será idêntico aos que vai ser usado pela OneWeb, noticia o GeekWire. O fabrico vai ser assegurado nas instalações da Airbus em França e na Flórida. A OneWeb vai lançar os seus primeiros satélites já para o ano, mas não se conhecem as datas para o projeto do EarthNow para conseguir as aprovações, lançar os satélites ou começar a receber o primeiro feed de vídeo.
Entre os primeiros clientes desta solução devem estar vários governos e empresas com o objetivo de detetar, por exemplo, situações de pesca ilegal ou focos de incêndio, monitorizar furacões e tempestades e obter informações sobre colheitas, zonas de conflito ou áreas afetadas por calamidades naturais.
A EarthNow é uma startup saída da Intellectual Ventures, incubadora liderada pelo ex-Microsoft Nathan Myhrvold.