Giannandrea tinha anunciado um dia antes que iria sair da Google. Ontem, o The New York Times avançou que o responsável foi contratado pela Apple e que vai reportar diretamente ao CEO Tim Cook para o desenvolvimento da estratégia para aprendizagem de máquinas e de Inteligência Artificial.
Esta contratação parece ser um dos passos da Apple para se aproximar dos investimentos feitos pelas rivais Facebook, Google, Microsoft e Amazon no domínio da AI. Estas empresas têm dados, centenas de trabalhadores e encontram-se a desenvolver vários tipos de soluções neste segmento. A Aple, embora tenha contribuido bastante com o assistente pessoal Siri, ainda se encontra alguns passos atrás. É uma convicção popular que o desempenho do Siri fica atrás do Google Assistant, que usa os algoritmos da Google Translate e da Google Image Search, e mesmo do líder de mercado Alexa.
A Apple espera que a contratação de Giannandrea ajude a trazer mais talento neste setor para reforçar as suas equipas. Por outro lado, na Google, o veterano Jeff Dean vai preencher a posição deixada livre por Giannandrea.