A Airbnb vai estrear uma nova categoria de casas, garantidamente limpas e confortáveis, além de ter também um novo produto que liga as propriedades de luxo aos viajantes mais endinheirados. Por outro lado, a Airbnb anunciou ainda que vai ajudar os pequenos boutique hotels e bed-and-breakfast a mostrar os seus quartos na plataforma online. A decisão surge depois de estar envolvida em vários processos contra os reguladores e de ter visto a oferta de quartos descer abruptamente em todo o mundo, explica a Reuters.
A empresa já está a apostar em outros serviços, como reservas de restaurantes ou visitas guiadas a pontos turísticos e espera, possivelmente, tirar mais receitas destes serviços paralelos do que propriamente com o aluguer de curta duração.
Além de uma melhor categorização das propriedades disponíveis, a Airbnb quer também conseguir filtrá-las de acordo com o público-alvo, por exemplo, para famílias com duas crianças ou casal de namorados. A outra novidade é mesmo a possibilidade de se alugar uma casa já inspecionada pela Airbnb quanto à limpeza e qualidade: estas propriedades vão ter uma marca distinta e os donos podem cobrar uma taxa premium, fazendo a Airbnb o mesmo.
A Airbnb está valorizada em 31 mil milhões de dólares e planeia entrar em bolsa em 2019. No entanto, o crescimento económico tem vindo a abrandar, com 2017 a ser o primeiro (desde 2009) em que as vendas não duplicaram face ao anterior, ficando-se “apenas” em 62,5%.
É público que a empresa está a enfrentar resistência por parte de reguladores e está a ser acusada de asfixiar o mercado imobiliário.