O programador Abraham Masri acaba de dar a conhecer na sua conta de Twitter uma nova variante das mensagens de texto que bloqueiam ou obrigam iPhones e Macs a reiniciar. A falha é conhecida como ChaiOS.
A falha agora revelada pode ser explorada com o simples envio de uma mensagem de texto que contenha um link que dá acesso a determinados códigos que Abraham Masri alojou numa conta do Github. Os códigos não foram revelados, mas o mais curioso nesta denominada “mensagem bomba” é o facto de não ser necessário clicar no link que é enviado para que os telemóveis e os computadores da Apple comecem a funcionar de forma incomum.
A falha ChaiOS estará o relacionada com a forma de funcionamento do browser Safari.
De acordo com a BBC, Abraham Masri avisou previamente a Apple antes de divulgar esta falha que alguns peritos dizem ser mais incómoda que grave. O programador informa ainda que deixou de distribuir dos códigos que desencadeam a ChaiOS da conta que tem no GitHub. O que não impedirá que alguém menos bem-intencionado replique o estratagema usando ferramentas similares ou equivalentes…
Não é a primeira vez que é revelada uma falha que permite bloquear equipamentos da Apple através do envio de mensagens de texto. A primeira falha do género remonta a 2015.