Lenovo e Fujitsu estão em fase de negociações e até ao final do mês deverão chegar a um acordo que assegure que a área de negócios da marca japonesa passa para as mãos do fabricante chinês. De acordo com o Nikkei Asian Review, nesta fase estão a ser discutidas duas hipóteses: a transferência das operações de conceção, desenvolvimento e fabrico de PCs da Fujitsu para a Lenovo; ou a aquisição de uma posição maioritária na Fujitsu por parte da Lenovo. A área de negócio de PCs da marca japonesa possui 2 mil funcionários, que deverão transitar para a empresa chinesa.
Recorde-se que, em fevereiro, a Fujitsu fez um spin-off da unidade de PCs e deixou de a considerar prioritária. A marca é particularmente forte no mercado japonês, onde é o segundo maior fabricante a nível de vendas – ficando apenas atrás da joint venture formada pela Lenovo e NEC.
No ano passado chegou a ser estudada a possibilidade de Fujitsu, Toshiba e Vaio (criada pela Sony e posteriormente vendida) fundirem as respetivas áreas de PCs numa única marca, mas as negociações acabaram por fracassar.