A receita de sucesso de um Youtuber? Começa com um tema, uma personagem, um guião e uma câmara, e termina invariavelmente na edição de vídeo. O estúdio Wetube promete dar uma ajuda nas várias vertentes, com cursos de oito horas que têm um custo de 125 euros: «Hoje, qualquer pessoa tem acesso a uma câmara e capta uma situação que poderia ser aproveitada para gerar um conteúdo interessante … mas se não souber usar as ferramentas certas acaba por perder esse conteúdo», explica Miguel Brito Gonçalves, sócio e gestor da nova empresa.
O estúdio Wetube arranca no dia 19 de março, com cursos presenciais lecionados em Santo Amaro de Oeiras. Por trás da empresa está um publicitário (Miguel Brito Gonçalves), um realizador (Nuno Garcia) e um editor de vídeo (Ricardo Santos). Além dos formadores “da casa”, o Wetube deverá contar com a visita de youtubers conhecidos que poderão partilhar experiências com os formandos.
As primeiras inscrições já começaram a chegar aos serviços da jovem empresa que pretende diferenciar-se da concorrência com um curso de curta duração focado nas ferramentas que realmente contam na hora de produzir, rapidamente, um vídeo para a Net. Miguel Brito Gonçalves acredita que o Wetube tem tudo para se tornar uma «incubadora de YouTubers», que tira partido de «um novo paradigma do entretenimento, em que o público também é produtor de conteúdos».
Os minicursos destinam-se prioritariamente a jovens dos 12 aos 17 anos de idade – precisamente a faixa etária que mais consome e produz conteúdos do Youtube. «Vão sair daqui vários youtubers, que vão começar por trabalhar na Internet, mas que no futuro poderão ir trabalhar para outros meios de comunicação», acrescenta o responsável do Wetube.