A Nokia vai mesmo avançar para a compra da Alcatel Lucent – abrindo caminho à constituição de uma nova marca que deverá reforçar a segunda posição entre os fornecedores de equipamentos para redes móveis no mundo. De acordo com a Reuters, o negócio está avaliado em 15,6 mil milhões de euros pela concorrente.
Os acionistas da Alcatel-Lucent vão receber o correspondente a 0,55 ações da companhia resultante da aquisição. O que significa que 33,5% da nova companhia ficará nas mãos dos atuais acionistas da Alcatel-Lucent e os restantes 66,5% das ações da empresa.
Nos últimos dias, circularam notícias e rumores que davam conta deste negócio. Inicialmente, a Nokia terá tentado limitar a aquisição à unidade de redes móveis da Alcatel-Lucent, mas essa opção acabou por fracassar – e a marca finlandesa teve mesmo de comprar “toda” a Alcatel- Lucent.
A nova empresa vai empregar um total de 114 mil pessoas. Nos equipamentos para redes móveis, a nova marca terá um quota de mercado de cerca de 35%, atrás da Ericsson (40%) e à frente da Huawei (com 20%).