![smartphones.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2120412smartphones.jpg)
Analisando especificamente os dados relativos a vendas no 4º trimestre do ano passado, a Samsung perdeu a liderança nas vendas de smartphones, uma posição que ocupava desde 2011. Segundo Roberta Cozza, analista da Gartner, entre as razões para a queda do fabricante sul-coreano está o facto de a Apple dominar o mercado de terminais premium, enquanto as marcas chinesas conquistaram quota de mercado no segmento de preços baixos com dispositivos de qualidade.
A Apple ascendeu à liderança do mercado graças à forte procura que os novos iPhones registaram nos mercados dos Estados Unidos e da China. A terceira posição das marcas que mais venderam no último trimestre do ano passado ficou entregue à Lenovo (que combina os resultados da Lenovo e da Motorola), que cresceu especialmente nos mercados russo, indiano, chinês, indonésio e brasileiro. Os fabricantes chineses Huawei e Xiaomi continuam em crescimento – particularmente nos segmentos de entrada de gama e gama média – e ocupam a quarta e quinta posição das marcas que mais venderam nos últimos três meses de 2014.
Assim a nível de quota de mercado global no 4º trimestre de 2014, os dados da Gartner apontam os cinco maiores fabricantes de smartphones a nível de vendas como:
Apple – 20,4%
Samsung – 19,9%
Lenovo – 6,6%
Huawei – 5,7%
Xiaomi – 5,1%
No que se refere a sistemas operativos, o Android aumentou o seu domínio e registou uma quota de mercado de 80,7%. A Apple ficou com 15,4% e o Windows com 2,8%.