Não se sente confortável em enviar o número e código do cartão de crédito quando faz uma compra no telemóvel? A Visa conhece esse desconforto e já tratou de o contornar. Em abril, a marca de cartões de crédito vai começar a disponibilizar junto de bancos e instituições financeiras a tecnologia de tokens que substitui os números identificativos de um cartão de crédito por uma outra sucessão de números que validam uma ou mais transações.
A companhia americana refere que a introdução de tokens no mercado europeu (no EUA, desde 2014 que há notícias que dão conta do uso deste sistema) tem como objetivo dar seguimento ao crescente uso de smartphones e wearables no comércio eletrónico.
Além de evitar que dados “sensíveis” caiam nas mãos erradas, os tokens pretendem facilitar a vida aos consumidores quando decidem fazer uma compra no pequeno ecrã. Eis um exemplo dado num comunicado da Visa: «um Token definido apenas para pagamentos Contactless não pode ser usado para realizar compras online. Além disso, se um dispositivo móvel se perder ou for roubado, um Token pode ser fácil e rapidamente desativado».
O entusiasmo em torno do token já levou mesmo a Visa a recorrer a neologismos para eleger 2015 como ano das comunicações móveis – e também da “tokenização”: «É uma das mais importantes tecnologias a surgir nos pagamentos digitais e tem o potencial para abrir um novo capítulo no tipo de produtos que são desenvolvidos. Por essa razão, criámos este serviço flexível e escalável, dando aos emissores, comerciantes e compradores a possibilidade de oferecerem aos consumidores a próxima geração de métodos de pagamento», sublinha Sandra Alzetta, diretora dos Produtos Principais da Visa na Europa.