O ritmo de crescimento de vendas de tablets está a abrandar em 2014 e, segundo a Gartner, a principal razão reside no facto de que os consumidores de hardware começam a dar preferência a outros dispositivos, sendo que os atuais donos de tablets também estão a prolongar o ciclo de vida destes equipamentos.
De acordo com a consultora, as vendas mundiais de tablets atingirão os 229 milhões de unidades neste ano, o que representa um aumento de 11% em relação a 2013. Apesar de ainda se tratar de um crescimento de dois dígitos, o valor fica longe dos 55% registados no ano passado.
A Gartner dá igualmente nota de que vários utilizadores já não trocam um tablet por outro tablet, preferindo avançar para a aquisição de híbridos.
No total, as remessas mundiais de dispositivos – que englobam PCs, tablets, ultraportáteis e telemóveis – deverão atingir em 2014 os 2,4 mil milhões de unidades, o que significa um aumento de 3,2% em relação a 2013.
Analisando especificamente o segmento dos telemóveis, constata-se que o crescimento assentará nas fortes vendas de smartphones de entrada de gama, que subirão 52% este ano. À medida que os preços dos smartphones descem, a Gartner prevê que, em 2018, nove em cada 10 telefones sejam smartphones.