Michael Dell, fundador e CEO da empresa que partilha o seu apelido, abriu o evento com uma apresentação onde revelou que 15% do negócio do gigante tecnológico provém do mercado de consumo (por contraponto aos 85% originários do segmento empresarial) e onde reforçou os quatro grandes pilares em que a Dell está focada: cloud, mobilidade, Big Data e segurança.
A Exame Informática marcou presença na sessão dedicada ao tema da mobilidade, na qual a Dell deu a conhecer os quatro mitos que entende serem necessários derrubar para rentabilizar a utilização de dispositivos móveis em ambientes empresariais. O primeiro é a ideia de que uma solução de MDM (Mobile Device Management) é suficiente para lidar com a tendência de BYOD (Bring Your Own Device), em que, basicamente, os funcionários levam os seus dispositivos para o emprego e querem dar-lhes também uma utilização profissional. Os responsáveis da Dell deram como exemplo para os perigos do roubo de dados uma aplicação que esteve disponível para download na Google Play e que apresentava a funcionalidade de lanterna, mas que conseguia aceder ao microfone do dispositivo sempre que o utilizador recebia uma notificação referente ao seu calendário, o que permitia a hackers chineses gravar áudio e, dessa forma, usurpar dados corporativos. Assim, a empresa considera que é necessário optar por uma solução centrada no utilizador, que seja de fácil implementação e que seja gerida através da definição de políticas.
O segundo mito é o de que o tablet é um dispositivo mais virado para o entretenimento e que acaba relegado para segundo plano quando se trata de uma vertente mais profissional. Para contrariar esse preconceito, a Dell está a apostar em tablets robustos (dos quais o Venue 11 Pro é o maior exemplo), que têm a capacidade de funcionar como tablet, portátil através de incorporação de um teclado e PC se for colocado numa docking station que permite a replicação do conteúdo num monitor.
O facto de a mobilidade ser vista como um pesadelo para a maioria das organizações que são altamente regulamentadas é o terceiro mito, pelo que a Dell defende o recurso à virtualização de desktops como forma de ultrapassar este obstáculo.
Por fim, há o mito de que é muito difícil entregar dispositivos móveis aos funcionários que trabalham no terreno, uma vez que eles têm relutância em aceitar o equipamento com receio de o danificar. É por isso que a Dell defende a customização do dispositivo e das correspondentes aplicações, fomentando não só o aumento da produtividade como a valorização do funcionário, que se apercebe que as suas chefias estão a investir nas suas capacidades.