![patented+stamp_141325435.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2455033patentedstamp_141325435.jpg)
Não se pode ignorar a ironia: depois de anos de acusações de violações de patentes (e consequentes guerras judiciais) entre Apple e Samsung, as duas empresas vão ter de combater contra a Enterprise Systems Technologies (EST).
Esta companhia luxemburguesa, que foi formada recentemente e detém cinco patentes que antes eram propriedade da Siemens, está agora a processar um conjunto de gigantes tecnológicos por infração a estas patentes.
Saliente-se que estas patentes são referentes a tecnologia usada para downloads automáticos, telefonia de mãos-livres, otimização da rede de banda larga, um jack de áudio que pode ser partilhado por um telefone e um media player, e um sistema de routing de mensagens instantâneas.
O processo interposto pela EST afeta não só a Apple e a Samsung, mas também a HTC, LG e Cirrus Logic. Segundo avança a ZDNet, a Microsoft optou por chegar a acordo com a empresa luxemburguesa.
Se os fabricantes processados optarem por não pagar a este ‘troll das patentes’ (termo pelo qual são conhecidas as empresas que existem, basicamente, para processar fabricantes por violação das patentes que detêm), a EST avançará com um pedido formal para banir a importação dos produtos infratores e onde se incluem o Galaxy S5 da Samsung, o Macbook Air da Apple, o Nexus 5 da LG e o One M8 da HTC.