Wavecom e Ubiwhere: são duas empresas da região de Aveiro e têm em comum a parceria que lhes permitiu vencer o concurso público levado a cabo pela Anacom para o desenvolvimento de uma solução de monitorização da qualidade das emissões da Televisão Digital Terrestre (TDT).
A Wavecom é provavelmente a empresa portuguesa com maior crédito na área das redes sem fios; a Ubiwhere desenvolve plataformas e conteúdos para vários setores. Juntas criaram a sonda Wavesys que, de forma resumida, pode ser descrita como uma “box” de captação do sinal de TDT que está “artilhada” para captar erros nas emissões de TV por via hertziana.
Para operar e “caçar” erros ou quebras nas emissões de TDT, esta "box" apenas tem de estar conectada a uma das tais antenas que ainda se encontram em muitos telhados das casas portuguesas. Os dados recolhidos em permanência pela sonda são enviados, em seguida, para os servidores da Anacom, através de comunicações 3G.
A sonda criada pelas duas empresas de Aveiro está apta a detetar erros de modulação do sinal de TDT e erros na taxa de envio de dados (bit error rate, em inglês) e monitoriza ainda o campo elétrico, que lhe permite recolher dados sobre a intensidade do sinal que faz chegar a TV à casa dos portugueses, por via hertziana.
A Anacom pretende instalar 386 sondas criadas pela Ubiwhere e a Wavecom em várias juntas de freguesias do País. Para isso, conta com o apoio da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
Atualmente, apenas está instalado um terço das 386 sondas. No terceiro trimestre de 2014, prevê-se que todas as sondas estejam instaladas. Nessa altura, a Anacom já poderá fazer, em tempo real, a “radiografia” da qualidade das emissões de TDT, que tanto deu que falar no passado recente e originou uma tomada de posição da associação de defesa do consumidor DECO.
A Anacom não pretende disponibilizar ao público os dados recolhidos pelas várias sondas – mas admite encaminhar para a PT Comunicações, que assumiu a concessão do serviço de TDT, os erros e falhas que vão sendo detetados. No final, os dados recolhidos pelas sondas poderão ser usados para elaborar relatórios sobre a qualidade do serviço de TDT em Portugal.
Durante a apresentação do projeto, Fátima Barros, presidente da Anacom, lembrou que o recurso às sondas «é uma alternativa menos morosa e consumidora de recursos» que as soluções usadas, até à data, pela entidade que regula as comunicações.
Antes da instalação das novas sondas, os técnicos da Anacom tinham de percorrer o País para fazerem medições que são pontuais e não permitem obter dados em continuidade. Com a instalação das sondas, as medições estendem-se pelas 24 horas do dia e só terminam quando os supervisores da Anacom concluem que se justifica medir as emissões noutras localidades.
As sondas desenvolvidas pela Ubiwhere e pela Wavecom apresentam uma taxa de fiabilidade de 95%. A Anacom investiu 447.500 euros neste projeto.
A PT Comunicações tem vindo a proceder a várias afinações na rede de TDT e assim conseguiu sanar algumas falhas, mas as queixas ainda persistem quanto à qualidade das emissões: a Anacom refere que, desde outubro, recebeu entre 100 e 200 queixas mensais relativas à TDT. Na DECO, deram entrada 876 reclamações nos últimos seis meses.
Nesta página, pode ver, em vídeo, uma descrição da tecnologia que vai ser usada pela Anacom para medir a qualidade das emissões de TDT em Portugal.