Ao cabo de 22 anos na companhia, Satya Nadella está em vias de assumir a chefia executiva da Microsoft.
Com base em fontes não identificadas, a Reuters revela ainda que Bill Gates, mítico líder e fundador da companhia, deverá abandonar do cargo de chairman. John Thompson, que é descrito como um gestor independente, deverá ser o novo chairman. Nos bastidores, há quem garanta que Bill Gates vai manter um cargo de direção.
Já com 22 anos “de Microsoft” no currículo, Satya Nadella cumpre na perfeição o requisito que dava como certa a escolha de alguém de dentro da empresa para a direção executiva.
Merecedor de destaque é ainda a nacionalidade do provável sucessor de Steve Ballmer: Satya Nadia estudou nos EUA, mas nasceu em Hyderabad, na Índia. O que significa que os dois executivos com maior probabilidade de assumir a chefia executiva da Microsoft não são cidadãos dos EUA. Stephen Elop, ex-líder da Nokia que regressou entretanto à Microsoft depois de um processo de aquisição da unidade móvel da marca nórdica, também foi apontado sobejas vezes como bem colocado para assumir a cadeira do poder – e é canadiano.
Caso seja escolhido um destes dois executivos, será a primeira vez que a Microsoft escolhe um “não-cidadão dos EUA” para CEO.
Atualmente, Satya Nadella detém o cargo de vice-presidente que gere a unidade de Cloud e Empresas na Microsoft. No currículo, ostenta passagens pelas unidades de negócio do Office e do motor de busca Bing.