A @Cinema anunciou ontem que vai ser a única sala de cinema do país a exibir o filme O Hobbit: A Desolação de Smaug «tal como o realizador Peter Jackson o idealizou», devido ao recurso de projetores 4K HFR (uma resolução quatro vezes superior ao 1080p do HD combinada com a High Frame Rate de 48 frames por segundo).
A par do preço (4 euros por pessoa), a @Cinema vê no 4K HFR uma forma de cativar audiências para as duas salas de cinema do Centro Comercial Saldanha Residence, Lisboa.
No grupo Zon Optimus, há quem faça uma análise diferente sobre a estreia do 4K HFR nas salas de cinema portuguesas: «A Zon Audiovisuais, como distribuidora do filme em Portugal, informa que, no caso do Hobbit: A Desolação de Smaug não existe disponibilidade em HFR 4K. O HFR só está disponível para versões do filme em 3D», refere a distribuidora de filmes do grupo Zon Optimus através de um e-mail enviado para a Exame Informática.
Confrontada pela reação da Zon Audivisuais, a @Cinema fez o seguinte esclarecimento, também por e-mail: «Na sala 2D (versão a duas dimensões), o filme O Hobbit: A Desolação de Smaug será projetado em 4K, e na sala 3D (três dimensões), o filme será projetado em HFR 3D Dolby Atmos 2K, com upscale na qualidade de imagem, graças ao projetor 4K existente. A DCP (disco rígido que transporta o filme) que é fornecida pelo estúdio (a Waner Bros) não tem ainda capacidade para armazenar filmes 3D em 4K».
Face a esta resposta fica a dúvida: será que as versões de O Hobbit: A Desolação de Smaug que vão estrear na @Cinema são mesmo 4K, ou serão apenas resultado do upscale, que permite passar a resolução do 2K para 4K? Terá razão o grupo Zon Optimus ou será apenas um dos tradicionais despiques entre empresas que disputam o mesmo segmento? Eis uma questão que poderá ser sanada aquando da estreia do filme de Peter Jackson a 12 de dezembro.
Resta saber como será a vida do 4K em Portugal depois dessa data. A avaliar pela Zon Lusomundo, ainda é cedo para avançar com esta resolução: «A Zon Lusomundo terá 4K se existirem conteúdos que o justifiquem. Até ao final de 2013 não existem conteúdos previstos», reitera a gestora das salas de cinema do grupo Zon Optimus.
A Zon Lusomundo recorda ainda que testou, em tempos, o 4K nos Cinemas do Centro Comercial Colombo, mas preferiu avançar para o IMAX: «por opção estratégica», a Zon Lusomundo recorda que «prefere os ecrãs de grande formato, como o IMAX , que proporciona ao cliente a melhor experiência de som e imagem».
A @Cinema admite que não é a primeira sala de cinema com 4K no País (o pioneirismo pertence à Algarcine de Portimão), mas recorda que as salas de cinema do Saldanha Residence estão preparadas para garantir «um upscale bastante significativo em termos de qualidade de imagem».
«O @Cinema é o único do país que reúne a máxima qualidade de som e imagem, devido à grande inovação do Dolby Atmos com 64 canais de som independentes, o sistema que foi idealizado pelo realizador Peter Jackson para a exibição da versão 3D do filme», acrescenta a @Cinema.