O DRM é conhecido pelas piores razões no mundo do software. Há vários exemplos de como a utilização deste tipo de programas pode correr mal. Um dos mais antigos remete-nos para o ano em que a Sony decidiu incluir rootkits nos seus CDs de música.
O mais recente exemplo de como o DRM pode correr mal vem da indústria automóvel. Mencionando o Der Spiegel, a CNet indica que o novo carro elétrico Renault Zoe inclui uma bateria com DRM que o utilizador só pode carregar se não falhar nenhum pagamento – a Renault aluga a bateria em vez de a vender ao utilizador.
A notícia foi dada pelo Der Spiegel que fala numa cláusula presente no contrato entre a Renault e o comprador, onde é referido que a Renault se reserva o direito de “acionar uma ‘tranca’” que impeça o recarregamento da bateria.
As implicações desta capacidade do fabricante de automóveis são enormes, porque se a Renault tem a capacidade para impedir a utilização do carro de forma remota, fica a dúvida sobre se os sistemas de segurança em torno desta capacidade são bons o suficiente para impedir que o carro seja “hackado” por terceiros.
Segundo Karsten Gerloff da Free Software Foundation Europe (FSFE), “se há um mecanismo para controlar remotamente o que o nosso carro faz, vai haver sempre alguém que tira partido dele num determinado momento. Pode ser o fabricante, a desligar o carro porque nos atrasámos no pagamento do aluguer da bateria porque perdemos o emprego, o que significa que se torna mais difícil encontrar emprego. Pode ser o governo, que obriga o fabricante a fazer o que pede”. A FSFE dá o exemplo de como os Governos podem começar a pedir aos fabricantes de automóveis que desativem o recarregamento de carros elétricos perto de eventos políticos controversos, como é o caso das reuniões do G8.
A Exame Informática contactou a Renault sobre este caso e atualizaremos a notícia caso haja alguma informação relevante.
Atualização: a Renault Portugal respondeu-nos dizendo que não é verdade que exista um mecanismo de DRM ou acesso remoto para bloquear o recarregamento da bateria.