![idc.jpeg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1963352idc.jpeg)
No terceiro trimestre deste ano, o Android conseguiu conquistar uma quota de mercado de 81% nos smartphones, liderando de forma destacada. Em segundo lugar está o iOS com 12,9%, uma queda relativamente aos 14,4% do período homólogo do ano anterior. O Windows Phone conseguiu arrecadar uma fatia de 3,6% e, por fim, em último lugar está a BlackBerry com 1,7%.
O The Next Web indica que os 81% de quota de mercado do Android correspondam a 211,6 milhões de smartphones expedidos a nível global, o que significa que o sistema operativo da Google alimenta quatro em cada cinco dos 261,1 milhões de smartphones expedidos no passado trimestre.
Apesar da força que o Android em geral representa no mercado, a história é diferente para os fabricantes que recorrem a este sistema operativo, dado que continuam a ter dificuldade em conseguir uma quota de mercado significativa. Se a Samsung conseguiu arrecadar para si 39,9% deste mercado, os restantes fabricantes conseguiram quotas de apenas um dígito ou menos do que isso (o caso da maioria).
A IDC indica que o declínio do iOS ficou a dever-se ao facto de os consumidores terem ficado à espera dos novos iPhones. Isto explicará a diminuição na quota de mercado apesar de a Apple ter batido recordes no volume de iPhones expedidos.
O Windows Phone conseguiu o maior crescimento anual dos sistemas operativos móveis (156%), graças à Nokia que foi responsável por 93% das vendas dos smartphones com Windows Phone.