O recurso da Samsung não teve deferimento e o Trade Representative Michael Froman manteve a decisão da International Trade Commission em banir alguns dos produtos mais antigos da Samsung do mercado norte-americano.
A decisão das autoridades não especifica quais os modelos a proibir, mas define que se tratam de equipamentos que violam duas patentes da Apple em relação à interação de um dedo com o ecrã tátil e com o funcionamento de uma ligação áudio jack em tablets e smartphones.
Ambas as empresas têm feito pressão para decisões em sentidos contrários. A Samsung pede que a restrição seja mais branda e que a Apple também seja condenada por violação de patentes. No entanto, as autoridades consideram que a Samsung baseia as suas acusações em registos de patentes genéricas. Por outro lado, a Apple pede uma pena mais pesada e um bloqueio ainda maior, noticia a Reuters.
As duas marcas estão nos dois primeiros lugares de vendas de smartphones em todo o mundo. Jamie Underwood, especialista em patentes, explica que uma vez que as sentenças da ITC apenas referem recomendações gerais e não especificam os modelos, as duas empresas podem apresentar entendimentos diferentes sobre a decisão final.
A proibição de venda poderá ainda não entrar em vigor devido ao shutdown que está a afetar os EUA neste momento, com a suspensão de vários serviços públicos.