A Zynga deve fechar escritórios em Nova Iorque, Los Angeles, Austin e Dallas e ainda despedir 520 pessoas. Estas medidas devem permitir poupar cerca de 80 milhões de dólares anuais, numa altura em que a empresa enfrenta dificuldades face ao declínio da popularidade de títulos como o Farmville.
O ArsTechnica confirma que a notícia já foi dada aos funcionários e publica partes de uma mensagem do CEO Mark Pincus «A escala que nos serviu bem para construir e liderar o social gaming na Web está a tornar difícil liderarmos no mobile e no multiplataforma que é onde os jogos sociais estão a ser jogados agora».
A quebra no número de jogadores (de 65 milhões para 52 milhões, em três meses) torna insustentável a manutenção dos centros de dados que a empresa construiu nos EUA. Ainda não se sabe o que a Zynga pretende fazer com a capacidade de processamento extra que está a registar nos seus centros de dados.
Recorde-se que a empresa fechou 2012 com um prejuízo de 209 milhões de dólares e só conseguiu controlar as perdas este ano depois de ter despedido parte da sua força de trabalho.