Luísa Gueifão vai liderar a nova associação que tem por missão gerir a atribuição de endereços terminados em .pt. A Exame Informática confirmou junto da ex-diretora de Registo de Domínios da extinta Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) que DNS.pt é o nome escolhido para a nova associação privada sem fins lucrativos.
Para a associação, que deverá ser constituída formalmente nos próximos dias, deverá transitar a equipa que, até à data, manteve a gestão do domínio de topo .pt na FCCN.
A DNS.PT vai ter como associados a Fundação para a Ciência e Tecnologia (que representa o Estado), a Associação para o Comércio Eletrónico e Publicidade Interativa (ACEPI, em representação das entidades especializadas no registo de endereços) e ainda a Associação Deco (a representar os consumidores). Está ainda prevista a integração de um Conselho Consultivo que pretende ser «representativo dos autores, da cultura, das marcas, das empresas, ordens profissionais, segurança, entre outros», explica Luísa Gueifão num e-mail enviado para a Exame Informática.
A nova responsável pelo registo de endereços da “Internet portuguesa” sublinha que a associação pretende seguir um modo de funcionamento colaborativo. «Com este modelo, espera-se um novo impulso na gestão do domínio de topo de Portugal, no sentido de crescermos e contribuirmos para dinamizar a utilização da Internet», acrescenta Luísa Gueifão.
Até à data, a gestão do domínio .pt tem sido assegurada pela FCCN. Com a extinção da FCCN, anunciada no final de 2012, o Governo optou por atribuir a gestão do .pt a uma associação privada, após algumas negociações com o setor. Todas as restantes funções da FCCN foram integradas na FCT.