O marco histórico deste acordo é que é a primeira vez que a Apple cede licenças para um fabricante de dispositivos Android, explicou Florian Mueller à revista Wired. A Apple tem estado envolvida em várias batalhas legais à volta do globo com fabricantes de Android como a Samsung, Motorola e HTC. A Apple considera que estas marcas roubaram a forma como os smartphones são e funcionam. A marca liderada por Tim Cook defende ainda que a interface destes telemóveis copia a do iPhone.
Um das primeiras batalhas data de 2010, com a Apple a defender que a HTC violou dez patentes suas. O tribunal considerou válida a queixa em relação a apenas uma patente, datada de 1996, o que fez com que o HTC One X e outros produtos tivessem a sua data de lançamento adiada.
Não se conhecem os termos do acordo a que chegaram a Apple e a HTC, mas estima-se que a empresa norte-americana não considere a HTC como uma ameaça relevante e tenha aligeirado as suas acusações. O objetivo pode passar por concentrar esforços na batalha com a Samsung e a Google.