Teoricamente, a Apple conquistou uma vitória nos tribunais e a imagem da Samsung junto dos consumidores estaria manchada. No entanto, um estudo da empresa YouGov concluiu que os early adopters e o segmento dos 18 aos 34 anos têm uma boa perceção da marca coreana.
A YouGov utiliza um sistema de pontos dos -100 aos 100 para calcular o “buzz score” de cada empresa. São feitas perguntas aos consumidores sobre se se lembram de ouvir falar de alguma marca recentemente e sobre se têm uma imagem positiva ou negativa. Os consumidores podem refererir marcas de que tenham ouvido falar em publicidade, notícias ou no boca-a-boca, explica a Cnet.
O estudo da YouGov concluiu que nos early adopters, desde 26 de agosto, a perceção da Samsung tem vindo a ser cada vez melhor, ultrapassando a Apple a 6 de setembro. Junto da faixa mais jovem, dos 18 aos 34 anos, a diferença é ainda maior: a Samsung tem vindo a ganhar terreno e, desde 2 de setembro acompanha a Apple. No dia 6 do mês corrente, chegou mesmo a passar a “maçã”. O estudo recolhe respostas de cinco mil utilizadores nos EUA diariamente.
Recorde-se que as duas empresas estão ainda envolvidas em várias batalhas legais, por alegadas violações de patentes. Nos EUA, o tribunal já se decidiu em favor da Apple, condenando a Samsung a pagar mil milhões de dólares de indemnização.