O prémio da Google pretende distinguir o contributo dos investigadores do HASLab – Laboratório de Software Confiável (que tem investigadores da Universidade do Minho e do Inesc Tec) para o desenvolvimento de ferramentas que facilitam a produção de software para ambientes de Cloud Computing.
De acordo com um comunicado da Universidade do Minho, o prémio foi atribuído ao projeto Minha, por ter criado plataformas que permitem testar o desempenho das pesquisas do Google e do portal de vídeo YouTube a partir de um único computador.
Através da tecnologia Java, os investigadores nortenhos desenvolveram, no âmbito do projeto Minha, uma plataforma que simula a atividade de vários computadores e permite apurar em que condições funcionam algumas das principais redes e serviços que operam na Internet.
A solução permite fazer testes e observar os resultados na própria hora, e está também preparada para ensaios em sistemas que ainda não estão completos, permitindo analisar eventuais lacunas antes do lançamento comercial de um serviço.
No site do Minha, pode descobrir mais detalhes sobre este projeto que mereceu o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia e fundos comunitários do Compete/QREN.