Segundo o The Verge, a Comissão Europeia anunciou que irá manter-se atenta ao novo sistema operativo para processadores ARM, da Microsoft, em resposta à queixa da Mozilla.
O Windows RT não permite o acesso a APIs e componentes essenciais para criar um browser capaz de concorrer com o Internet Explorer, que tem acesso a estes sistemas.
A Mozilla argumenta que está em causa uma decisão de 2009 que obriga a Microsoft a providenciar links para browsers concorrentes no seu sistema operativo. Dado que apenas o Internet Explorer pode correr no ambiente Clássico no Windows RT, poderá haver violação das normas Europeias.
Antoine Colombani, porta-voz da União Europeia, confirmou que a “Comissão está atenta” e permanecerá vigilante. Todavia, indica que a decisão de 2009 se aplica apenas a PCs. Ora, o Windows RT é destinado a tablets.
Entretanto, os reguladores dos EUA estão a tomar uma posição semelhante à da União Europeia, e planeiam investigar as alegações de que a Microsoft está a infringir as regras da concorrência entre browsers.