Já se conheciam as previsões que apontavam para o domínio do sistema operativo Android da Google nos próximos anos. Mas a última análise da IDC é mais surpreendente, já que prevê que a posição da Microsof vai subir dos atuais 5,5% para mais de 20% em 2015.
De acordo com o mesmo estudo, a liderança continuará entregue ao Android, que atingirá 45,4% de quota de mercado em 2015, mais 5,9 pontos percentuais do que tem atualmente. A Microsoft, atual número cinco (5,5%), chegará à segunda posição com 20,9% de quota, enquanto o iOS, irá manter a terceira posição, com uma descida ligeira dos 15,7% atuais para os 15,3%.
A maior descida é do Symbian, de 20,9% para uns residuais 0,2%. Esta queda é justificada com a adoção do Windows Phone 7 pela Nokia, que também ajudará bastante ao crescimento indicado para o sistema operativo da Microsoft.
A IDC acredita que a disponibilização do sistema operativo para diferentes fabricantes, política seguida pela Google e pela Microsoft, vai acabar por definir o mercado. Um pouco como aconteceu com a batalha nos computadores pessoais entre os sistemas operativos da Apple e da Microsoft.