A gigante de Redmond tem 13 semanas para implementar o ecrã de escolha, que vai permitir aos utilizadores seleccionarem qual o browser a instalar no Windows. No caso de máquinas novas, os vendedores vão poder escolher qual o browser que querem instalar: caso optem pelo Internet Explorer, aparece o tal ecrã de selecção. No entanto, se o browser escolhido pelo fabricante for outro, o ecrã não aparece.
No acordo hoje anunciado, a Microsoft compromete-se a apresentar o ecrã de escolha nos computadores com Windows XP, Vista e 7 e a permitir que os fabricantes de computadores instalem o browser que quiserem e possam desinstalar o Internet Explorer.
Uma das cláusulas prevê ainda que a Microsoft não pode "retaliar" contra fabricantes que não escolham o Internet Explorer.
No ecrã de selecção vão aparecer em destaque os cinco browsers mais populares. Os restantes sete implicam que o utilizador faça mesmo scroll.
Recorde-se que a Microsoft já está a braços com uma multa de 1,6 mil milhões de euros na Comissão Europeia, que acusou a empresa de práticas desleais.
Qual é o seu browser de eleição?