A Epic tem vindo a oferecer jogos aos utilizadores, todas as semanas, através da Games Store online. A empresa anunciou agora que vai passar a exigir que os utilizadores ativem o mecanismo de autenticação de dois fatores. A verificação do 2FA (de two factor authentication ou ADF em português) vai passar a ser feita “periodicamente” e até 21 de maio, de acordo com a mensagem publicada no site da Epic Games Store e com o alerta apresentado aos utilizadores de Windows e Mac. Não há qualquer clarificação sobre a razão pela qual a mensagem detalha que o 2FA está ativo apenas até esta data e, ao ArsTechnica¸ a Epic respondeu que esta medida não se deve a qualquer falha de segurança registada, nem como resposta à situação que expôs credenciais de 160 mil utilizadores da Nintendo na semana passada.
A explicação dada pela Epic no site é bastante resumida: “compreendemos que isto possa ser um pequeno inconveniente para alguns, mas queremos proporcionar a melhor solução possível para proteger as contas Epic dos jogadores”.
No passado, a Epic tentou fazer com que mais utilizadores ativassem este mecanismo de autenticação ao oferecer-lhes um movimento de dança gratuito para o Fortnite. Originalmente a empresa suportava apenas o email como protocolo 2FA, mas alargou o raio de ação desde então para outras apps TOTP (de Time-based One-Time Password) como o Duo, LastPass e Authy e também para SMS.