A OpenAI organizou um desafio onde aceitou a inscrição de jogadores amadores que quiseram tentar a sua sorte contra a IA em Dota 2. Se a máquina já tinha conseguido vencer jogadores profissionais, é fácil adivinhar o desfecho desta vez. O sistema venceu 4075 jogos, os humanos desistiram (ou seja, aceitaram a derrota) noutras 3140 situações e por apenas 42 vezes os jogadores de “carne e osso” puderam declarar vitória.
O desafio da OpenAI incluia, além do modo simples humano vs máquina, um modo onde se enfrentaram equipas mistas. Nesta modalidade mista, houve mais de 35 mil partidas realizadas, noticia o The Verge.
A primeira vitória para os humanos só surgiu ao fim de seis horas de jogo e na partida número 459. Do total de 3193 jogadores que participaram, só 22 conseguiram ganhar pelo menos um jogo.
A equipa responsável pelo algoritmo vai usar os dados recolhidos agora como plataforma de investigação para serem usados no desenvolvimento de sistemas de Inteligência Artificial mais avançados.