A TikTok está a melhorar as medidas que visam o uso controlado e responsável da plataforma. Para os utilizadores abaixo dos 16 anos, vai passar a ser mostrado um ecrã a lembrar que devem ‘abrandar’ o uso, interrompendo mesmo o fluxo de vídeos se a app estiver a ser usada, após as dez da noite. Este ecrã vai ser seguido de uma passagem de “música mais calma para ajudar os adolescentes a relaxarem e a terem consciência das horas”, explica o The Verge.
Os utilizadores vão poder ignorar o primeiro ecrã de lembrete, mas mais tarde é apresentado um novo ecrã que é mais difícil de ultrapassar. Na calha, a plataforma de vídeos está também a testar a incorporação de exercícios de meditação, que devem passar a ser sugeridos dentro de algumas semanas.
Para os pais que têm ativado o modo Family Pairing também há novidades, como a funcionalidade Time Away que permite definir qual o período de tempo em que os mais novos não podem usar o TikTok, bem como predefinir a recorrência deste horário. Os pais vão poder ver quais os perfis que os mais novos estão a seguir, quem é que segue os perfis dos mais novos e que contas foram bloqueadas.
Outra novidade passa pelo reforço dos controlos que visam assegurar que a plataforma não é usada por crianças com menos de 13 anos, incluindo o recurso a aprendizagem automática. Há uma parceria com a operadora Telefonica para se perceber como é que pode ser usada a informação de idade a partir do dispositivo para se confirmar a idade do utilizador na altura da criação do perfil.