A Google quer ajudar a melhorar a produtividade num cenário em que colegas da mesma equipa já raramente partilham um escritório, trabalhando em vez disso à distância. O smart canvas é a aposta da Google na integração de ficheiros e aplicações de produtividade, permitindo, por exemplo, fazer uma chamada através do Meet diretamente a partir de um ficheiro de texto ou uma apresentação que estejam a ser editados no Doc ou no Slide.
“Vimos como o trabalho se transformou de uma forma sem precedente e não é mais um local. Agora, durante a pandemia, muitos de nós estamos a trabalhar nas cozinhas ou salas de jantar, com animais de estimação e crianças a interromper constantemente. Com o smart canvas, a Google pretende tornar a colaboração online mais suave, como se estivéssemos sentados com os colegas lado a lado, novamente”, cita o Engadget.
No canal do YouTube do Google Workspace, onde foi publicado o vídeo que está nesta página, podemos ler a descrição de que “estamos a trazer o conteúdo e as conexões que transformam a colaboração numa experiência mais rica”
A funcionalidade permite, por exemplo, fazer referências a outros colegas para lhes chamar a atenção para segmentos específicos do documento, assignar tarefas a outros no mesmo documento e fazer ligações entre ficheiros. As novidades não são propriamente revolucionárias, mas a integração destas funcionalidades num único ponto vai permitir às equipas que colaboram em ficheiros e projetos poupar tempo.
A integração do Meet no Docs, Slide e Sheets só deve chegar no outono.
Leia a descrição completa aqui.