No seguimento de uma fase piloto em novembro, a Microsoft anunciou hoje uma versão pessoal do Teams, destinada a utilização em ambiente doméstico e familiar. O objetivo parece ser rivalizar com o Zoom e com o Google, com a Microsoft a disponibilizar as funcionalidades que se encontram na versão empresarial do Teams agregada a licenças do Office 365, como as chamadas em vídeo, os chats de grupo e listas de afazeres e tarefas.
A empresa de Redmond levantou algumas das restrições impostas durante a pandemia e os utilizadores podem ter reuniões com até 300 pessoas durante 24 horas. A Microsoft já fez saber que, no futuro, as chamadas de grupo vão estar limitadas a 100 participantes e a uma hora de duração, mas não se sabe quando entram em vigor estas novas regras.
O The Verge noticia que os utilizadores vão poder ter as chamadas no Together Mode, um modo que coloca todas as pessoas artificialmente sobre um fundo digital partilhado. Com o lançamento desta versão familiar, foram confirmados também novos cenários, como o de um café ou um resort de verão.
Liat Ben-zur, vice-presidente da Microsoft, explica no blogue da empresa que “as novas funcionalidades pessoais do Teams foram desenhadas para aproximar os utilizadores das pessoas de que tanto gostam para telefonar, escrever, planear e organizar eventos pequenos e grandes – juntos, num só local”.
O MS Teams está disponível na versão de desktop e browser para PC e em app para Android e iOS.