A Google anunciou que o Chrome 85 já pode ser descarregado para as diversas plataformas. Além das habituais correções de bugs e pequenas melhorias, desta feita há mais novidades para os programadores, tempo de carregamento de páginas 10% mais rápido e vários avanços para os programadores. O Chrome conta com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo.
No que toca a gestão de separadores, é possível agora reduzir, expandir e agrupar os separadores por tipo, por exemplo, para os itens de trabalho de um lado e para as páginas pessoais por outro. A equipa da Google revela que este foi o pedido mais frequente que receberam quando pediram feedback aos utilizadores. Quem acede ao Chrome via tablet, vai também receber uma nova interface que permite interagir melhor com a organização e gestão de tabs.
A Google explica que melhorou o código do Chrome com uma otimização orientada por perfis, que oferece tempos de carregamento de páginas 10% mais rápidos. Em fase beta ainda está o Tab Throttling, que reduz o impacto dos separadores abertos em ‘pano de fundo’. A otimização ao nível dos perfis é uma técnica de otimização de compilador onde as partes de código mais críticas recebem prioridade e são executadas mais rapidamente, acelerando o tempo de carregamento da página.
Quem lida muito com formulários de PDF no Chrome vai gostar de saber que foi otimizado o preenchimento destes ficheiros no navegador. O utilizador vai poder inserir dados no formulário e retomar os trabalhos quando voltar a carregar a página, com a informação a ficar guardada, explica o VentureBeat. A opção de Guardar em PDF vai gerar um arquivo com tags, ou seja, com mais metadados, o que os torna mais acessíveis a pessoas com dificuldades visuais.
O Chrome 85 está disponível para iOS e Android, mas com as novidades a serem anunciadas a um ritmo mais lento. A nova versão do browser inclui mais de 20 correções de segurança para todas as plataformas.
A nova versão 85 já está disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS, com a versão 86 a chegar daqui a seis semanas, em meados de outubro.