Até aqui, os influenciadores e marcas ganhavam dinheiro com o Instagram ‘fora’ da plataforma, geralmente com acordos para fazer publicações a promover marcas ou através de partilha de receitas para publicitação de certo produtos. Agora, o Instagram anunciou que há duas novas formas para os criadores ganharem dinheiro diretamente com a rede social: anúncios na IGTV e autocolantes usados no Instagram Live. Os anúncios na TV do Instagram (IGTV) começam a aparecer na próxima semana, com pelo menos 55% da receita a reverter para os criadores de conteúdo. Por outro lado, os fãs vão poder patrocinar os criadores e marcas com autocolantes (badges) pagos e que irão aparecer nos vídeos em direto (Instagram Live). As duas funcionalidades estão a ser testadas com um conjunto restrito de criadores e anunciantes antes de serem disponibilizadas a todos os utilizadores.
Os badges permitem às comunidades de fãs apoiarem diretamente os criadores de conteúdos, sem ter de passar por transferências via PayPal ou outros sistemas de apoio, que passam fora do Instagram. Os espectadores dos vídeos vão ter a hipótese de comprar estas pequenas marcas que irão aparecer durante os vídeos Live e estarão disponíveis com diferentes preços.
A publicação Wired recorda que, em tempos de confinamento, muitos negócios e profissionais começaram a divulgar vídeos em direto com, por exemplo, aulas de ginásio, música ou de culinária, pelos quais os fãs não tinham forma de ‘contribuir’ diretamente. Agora, com estes badges, tudo muda.
De fevereiro a março, o Instagram registou um aumento de 70% no tráfego do Instagram Live e há também um maior envolvimento da comunidade com estes criadores, com cada vez mais trocas de mensagens e reações publicadas.
O modelo de anúncios nos vídeos da IGTV não é novo, uma vez que outras plataformas como o YouTube ou o Twitch já o têm há alguns anos, apesar da controvérsia que os rodeia. O Instagram reconhece estas dificuldades e afirma que pretende criar um ecossistema seguro para os anunciantes. A Facebook, que detém o Instagram, já tem um conjunto de orientações para a monetização de conteúdos, embora também sejam célebres alguns episódios controversos de moderação de conteúdos.
A Instagram defende ainda que estas novas modalidades pretendem ser um complemento de receitas e não uma substituição da forma como os criadores já ganham dinheiro atualmente.