As dez milhões de milhas (cerca de 16 milhões de quilómetros) cobertas no Google Street View são suficientes para dar algumas centenas de voltas em torno da Terra. O Street View já conta com 12 anos, a palmilhar quilómetros com os carros típicos da empresa, com um sistema de câmara no topo. A gigante tecnológica revelou à publicação Cnet alguns dos grandes números dos serviços de mapeamento e conta que tem 93 milhões de km/2 de imagens de satélite de alta definição, suficientes para incluir 98% da população mundial no Google Earth.
A Google conta com mais de mil milhões de utilizadores mensais no serviço Maps, o que o torna um dos mais populares e com maior potencial para entrega de publicidade. A empresa consegue 140 mil milhões de dólares por ano com anúncios de publicidade dirigidos, mas não revela qual a divisão por serviços, ou seja, não se sabe quanto deste montante vem de cada serviço.
Ethan Russell, diretor de produto do Google Maps, explica que «a imagem está no centro de tudo o que fazemos (…) Consideramo-la a fundação de todo o processo de mapeamento». O executivo defende a empresa de críticas dizendo que todas as imagens de satélite são obtidas a partir de terceiros e que todas as imagens de espaços públicos são de locais e pontos de vista a que qualquer pessoa poderia ter acesso a partir da via pública. Recorde-se que a Google tem enfrentado algumas críticas por parte de defensores da privacidade, depois da Associated Press ter revelado que a empresa mantinha a funcionalidade de localização ativa, mesmo após os utilizadores a desligarem.
A verdade é que o Maps tem recebido cada vez mais funcionalidades, com traduções, opções de entrega de comida, informação sobre voos e reservas de hotel, além de servir de planeador de itinerários.
Por último, a empresa tem estado a testar o Live View, uma forma de mostrar imagens de Realidade Aumentada sobre imagens de satélite e que ajudam os utilizadores a navegar melhor, por exemplo, em locais desconhecidos. O ecrã do telefone vai mostrar setas a indicar a direção que tem de ser tomada para cada caso.