A Facebook está a testar um novo método de omissão do número de “Gostos” nas publicações que aparecem nas cronologias dos utilizadores. Durante o mês passado, a empresa deu início aos primeiros testes deste método no Instagram com o objetivo de combater a fixação da comunidade no número de “likes” em fotografias publicadas.
De acordo com a TechCrunch, caso o sistema de “Gostos” seja removido do Facebook, os utilizadores vão deixar de poder ver o número de reações às suas publicações e de outros. Vai, no entanto, continuar a ser possível ver uma lista discriminada de utilizadores que interagem com a publicação.
Jane Manchun Wong, uma programadora de Hong Kong, que revelou parte dos planos da rede social, afirma que vai continuar a ser possível ver o número de “Gostos” e “Reações” em comentários, caso os utilizadores liguem essa opção nas definições.
Segundo a Cnet, ainda não é claro se ambas as redes sociais vão aderir a este sistema, embora, em agosto a Facebook tenha demonstrado estar contente com os resultados dos primeiros testes aplicados no Instagram.