A Opera anunciou que o seu browser vai oferecer proteção VPN (Virtual Private Network) para todos os utilizadores Android, na sua versão mais recente. A VPN estará disponível a partir desta quarta-feira e utilizará uma encriptação de 256 bits para proteger informação, bem como esconderá a localização dos utilizadores, ao conectar com vários servidores espalhados por todo o mundo.
Explicando em poucas palavras, um serviço VPN permite-lhe criar uma conexão com um servidor remoto que vai estabelecer ligação com os websites que pretende visitar, em vez de enviar/receber informação vinda de uma rede pública, que é mais vulnerável à interceção de terceiros. Com uma ligação encriptada entre um telefone e o servidor VPN, os utilizadores deixarão de ter as suas informações pessoais em risco.
Embora a Opera não tenha especificado a localização do seu VPN, durante os testes da versão beta os utilizadores podiam optar por estabelecer ligação com servidores localizados na América do Norte, na Europa e na Ásia. Com o novo update o browser não vai guardar os seus registos de atividade online, o que significa que os utilizadores ficarão protegidos contra piratas que os tentem identificar através do histórico.