O INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, está a enfrentar problemas informáticos que estão a impedir a consulta online dos processos de pedidos de registos de marcas, patentes e designs. Todos os outros serviços aparentam estar em pleno funcionamento.
A Exame Informática contactou o Ministério da Justiça, entidade que tutela o INPI, e fonte oficial confirmou que foram registadas dificuldades nos últimos dias que podem conduzir a atrasos nos processos. Esta informação foi corroborada no contacto que fizemos com a linha de suporte do INPI, sendo que em ambos os casos nos foi dito que já se está a trabalhar na resolução do problema.
Segue, na íntegra, a resposta oficial do Ministério da Justiça à Exame Informática:
«Nos últimos dias foram registados alguns problemas informáticos no INPI, que limitam a visualização do estado online dos atos e que podem resultar em pequenos atrasos. Importa sublinhar que este constrangimento não afeta os serviços online, que se encontram funcionais, estando garantida a submissão de todos os atos, bem como as respetivas datas de prioridade. O INPI está a desenvolver todos os esforços para que os sistemas sejam normalizados.»