Investigadores da Universidade de Brigham Young realizaram um estudo que identificou quatro tipos de perfis de utilizadores do Facebook. De acordo com o The Next Web, tendo como ponto de partida o facto das redes sociais estarem tão presentes em quase tudo o que as pessoas fazem sem que elas se apercebam, os cientistas acreditam que a identificação de hábitos pode ajudar à consciencialização desta questão.
Para chegar a conclusões, os investigadores fizeram um questionário de 48 perguntas a 47 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos. As questões tinham como tema o modo como os inquiridos usavam o Facebook e, no final, foram realizadas entrevistas presenciais com os voluntários. Os resultados permitiram concluir que há quatro perfis básicos de utilizador desta rede social:
1) Construtores de relações – fomentam as relações com a família e os amigos na rede social, considerando-a uma extensão da sua vida. Não encaram o Facebook como uma sociedade social virtual aberta, mas sim como um local onde podem partilhar pensamentos, sentimentos e histórias genuínas. Na prática, significa que têm tendência a partilhar vídeos emotivos ou fotos dos entes queridos e comentar publicações com muita frequência.
2) Voyeurs – sentem uma obrigação social para usar a rede social, mas são pouco ativos na criação de conteúdo. Ou seja, raramente publicam fotos, atualizam o perfil ou interagem com outros utilizadores e, no fundo, apenas querem ver o que os outros estão a fazer.
3) Informadores – usam o Facebook para informar as pessoas de tudo o que se está a passar, embora não sintam necessidade de partilhar detalhes sobre as suas vidas pessoais. São, portanto, os utilizadores que quase nunca alteram a foto de perfil, mas que partilham vários artigos que consideram ser relevantes. Não costumam interagir com a família e os amigos na rede social por preferirem fazê-lo pessoalmente ou por telefone.
4) Selfies – adoram atenção e vivem para os gostos, comentários, partilhas e notificações, buscando a autopromoção. Usam o Facebook para apresentar uma determinada imagem de si próprios, que pode ser verdadeira ou não, e recorrem igualmente ao Instagram para o mesmo fim.