
Segundo a ZDNet, o Department of Homeland Security, o FBI e o Department of Justice, nos EUA, dizem ter conseguido desestabilizar os sistemas da botnet GameOver Zeus, usada por cibercriminosos para roubar credenciais bancárias. Os criminosos usam estas credenciais para roubar dinheiro das contas bancárias.
As autoridades dizem que esta desestabilização dará aos consumidores cerca de duas semanas para protegerem os seus computadores com um sistema de antimalware antes que a botnet volte a ficar operacional.
O GameOver Zeus (GOZ) afeta computadores com todas as versões do Windows a partir do Windows 95 e recorre a técnicas de phishing para levar as vítimas a instalar malware.
No Reino Unido, a National Crime Agency (NCA) fez avisos similares aos cidadãos, indicando que é vital que instalem sistemas de segurança para se protegerem, reconhecendo que haja mais de 15 500 computadores já infetados em território britânico.
A agência alerta, ainda, para outro malware associado ao GOZ: o CryptoLocker. Este último encripta os ficheiros de forma dissimulada, exigindo, depois, uma Bitcoin (cerca de 450 euros) para libertar o sistema.
O US-CERT indica que as máquinas infetadas com o GOZ podem participar em ataques concertados, enviar spam e apagar os dados do utilizador.