![youtube.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1929029youtube.jpg)
A demonstração do codec VP9 da Google está agendada para a CES que se realiza em Las Vegas durante a próxima semana. Nesta estreia, a Google vai apresentar emissões de vídeo com resolução 4K no YouTube.
Este codec vai permitir o stream de vídeos de alta definição e reduzir a quantidade de largura de banda que é exigida. Uma das primeiras consequências em que o utilizador deve reparar logo é a redução do tempo de buffer enquanto vê um vídeo, noticia a Cnet.
A Google já estará a colaborar com marcas como Sony, Panasonic e LG para ter ecrãs disponíveis para fazer a sua demonstração de vídeo 4K. Além destes fabricantes, a Google estende a parceria para outras marcas como ARM, Nvidia, Broadcom, Samsung, Mozilla, Qualcomm, Marvell e Toshiba.
Apesar de ter o seu próprio formato, o YouTube ainda deve suportar o seu principal rival, o cdec de vídeo H.265. Matt Frost, gestor de produto da Google, explica que «um codec tão bom como o VP9 permite aumentar significativamente o tamanho da Internet», na medida em que «conseguimos acelerar a velocidade das ligações da Net».