No total são seis novos tipos de cartões que vão estar disponíveis para os utilizadores. Há lembretes, informação sobre transportes públicos, livros, música, séries de TV e jogos que serão apresentados ao utilizador, conforme as suas preferências e conforme se aproxime a hora ou o dia relevantes. No Japão, por exemplo, vão estar disponíveis alertas sobre o último comboio do dia.
A funcionalidade Google Cards Reminder baseia-se no tempo, no utilizador e na sua localização. Este serviço vai estar intimamente ligado ao conhecimento que o Google Now vai obtendo sobre o utilizador e esta ligação permite a apresentação de resultados mais significativos.
Na demonstração realizada na conferência I/O, os responsáveis da Google fizeram perguntas como “O que há para fazer em Santa Cruz” (que tomava em consideração o dia em que se estava), ou “Quanto tempo demoro daqui até Santa Cruz” (que tomava em consideração a localização do utilizador). Por fim, podem ser criados Cards para o utilizador se lembrar de determinadas ações, tal como funcionam os lembretes atuais.
Numa primeira fase, estas novidades só se aplicam à versão Android do Now. Ainda não se conhecem datas de lançamento para a versão iOS.
A Google Now pode ser vista como uma ferramenta de pesquisa de próxima geração e que consegue prever o que o utilizador pretende ver.